sábado, 8 de agosto de 2009

A PARTICIPAÇÃO DO PAI NA CONSTRUÇÃO DO "NINHO"





















DIA DOS PAIS

Por ocasião da comemoração do Dia dos Pais, a Cambia – Casa de Amparo à Mãe e ao Bebê e de Incentivo à Amamentação, para o bem da sociedade, defende uma maior participação do pai no início da vida de seus filhos.

O pai pode aprender com o pássaro João de Barro a preparar e manter ninhos seguros para proteger seus filhos. O ‘ninho’ humano, como o do João de Barro, precisa ser seguro, bonito, confortável e aconchegante para que sua mulher possa inclusive amamentar o filhote humano.
Se um pequeno pássaro dispensa tanto trabalho para construir com barro, um ninho tão caprichado, imaginem como tantos pais devem se preocupar em preparar o melhor ninho possível para o filho que vai chegar? Sabemos que o filhote humano tem necessidades muito mais complexas, materiais e emocionais e que é dependente dos adultos por um período muito mais longo...Vamos refletir sobre isto? Acreditamos que muitos homens precisam de incentivo, outros precisam mesmo é de ajuda concreta para esta empreitada.
A sociedade civil organizada pode, o poder público pode e tem o dever de apoiá-los nesta tarefa. Hoje em dia a gente já ouve dizer que existem cursos para casais grávidos, porém, temos constatado que muitos homens ainda se alienam ou são alienados pela própria esposa ou pela família da procriação. Conversando com gestantes de Itupeva, descobrimos que alguns até gostariam de participar, entretanto, não se sentem preparados, ou têm vergonha, ou ainda acham que vão atrapalhar...
Qual o critério que o João de Barro usou para escolher o local onde ia construir seu ninho? Em que ele teve que ‘pensar’ antes de começar?
Imagino que em primeiro lugar precisa haver água por perto já que a matéria prima é terra misturada com água. Seus ninhos são feitos em lugares altos para que nenhum animal, que anda pelo chão, coma os ovos. Muitos pássaros fazem o ninho com palha e gravetos, mais vulneráveis que o barro, por que será o João de Barro escolheu um material mais resistente? Será que o lugarejo tem lobos por perto? E gaviões? Tem alimentos para suprir o ninho ou o homem já depredou, poluiu? O pássaro trabalhou muito tempo até que o ninho ficasse pronto...
Os ovos são botados... a fêmea tem que ficar chocando, e o João de Barro tem que alimentá-la até o dia em que o filhote pica a casca e nasce!
E agora? Ele precisa continuar por perto para defendê-lo de predadores...
Assim como o pássaro-pai, o homem-pai não pode deixar a fêmea preparar sozinha o ninho, nem cuidar sozinha do bebê que está na barriga. Como o pássaro é companheiro da fêmea que precisa permanecer chocando os ovos, o pai também deve acompanhar sua mulher, no pré-natal, nos testes de prevenção necessários, nos exames de ultrassom para ver seu filho e já ir se sentindo pai, e depois do nascimento deve permanecer por perto cuidando da segurança dos filhotes...
Neste artigo, estamos focalizando apenas uma das inúmeras condições necessárias para se construir um ninho humano seguro: A importância da participação do pai na vida do filho, no comecinho de sua vida, para gerar uma criança saudável tanto física quanto emocionalmente.
Estudos do Instituto Papai em Recife – PE têm revelado os muitos benefícios da participação do pai durante a gestação, trabalho de parto e parto de seu filho. O pai pode e deve participar de todas as etapas da vida de seu filho: garantir um lugar para o pai, incentivá-lo a participar da gestação, do nascimento e criação de seu filhos de forma ativa, é um dos objetivos da Cambia - Casa de Amparo à Mãe e ao Bebê e de Incentivo à Amamentação e de vários profissionais de saúde da cidade de Itupeva.
A figura paterna no mundo moderno tem sofrido um desgaste e isto traz problemas para o desenvolvimento emocional sadio das crianças. O pai representa a lei na formação da personalidade do filho e se o afastamos da mulher que gesta, podemos impedí-lo de ir formando o vínculo necessário para mais tarde assumir seu papel na educação do filho. Toda sociedade sofrerá as conseqüências desta ausência: os filhos crescem sem respeitar as regras de convívio social, as normas escolares e mais tarde as leis propriamente ditas.
Muitas vezes este direito é negado de forma inconsciente. O que está por trás de determinadas expressões são fatores culturais. Antigamente, muitas pessoas achavam que gestação, pré- natal, cuidado dos filhos era coisa de mulher...Será mesmo? Hoje em dia muitas mulheres trabalham fora, assumiram outras tarefas e os homens precisam substituí-la ou dividir com ela a tarefa de cuidar dos filhos. Este assunto, entretanto, mereceria uma página inteira, um aprofundamento maior e nós escreveremos sobre ele em um outro momento.
Queremos hoje, celebrar o dia dos pais e este artigo tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre este direito negado aos homens que querem participar da educação dos filhos desde a concepção. Se por um lado, a mulher precisa de nove meses para se preparar física e psicologicamente para ser mãe o homem também precisa deste tempo para assumir plenamente a paternidade quando do nascimento do filho.
Pai, acompanhe sua mulher nas consultas de pré-natal, nos exames de ultrassom, participe de Grupos de Preparação Física e Psicológica para a Maternidade e Paternidade isto o ajudará a sentir-se pai antes mesmo de pegar seu filho no colo. Se sua mulher for ter filho no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Itupeva, e você estiver preparado, participe do parto, acompanhe-a no pré-parto, no centro cirúrgico e no alojamento conjunto. Acompanhe o desenvolvimento de seu filho, conheça o pediatra que o acompanha.
Empresários, comerciantes, liberem seus funcionários para acompanhar seus filhos, também aqueles que ainda estão no ventre da mãe, temos certeza que colheremos bons frutos no futuro, que a cidade de Itupeva será mais próspera porque seus filhos terão maior escolaridade, serão pessoas mais capazes para contribuir com o progresso sustentável de sua cidade natal.
A Cambia deseja um dia dos pais cheio de paz a cada homem que gera vida nesta cidade! aos pais muita felicidade! Que cada um de vocês possa realizar todas as suas expectativas em relação à paternidade, que todos os pais de Itupeva possam sentir-se capazes de prover o necessário aos filhos – não tudo o que o eles desejam porque chega de destruir o planeta com o consumismo desenfreado – que todos tenham saúde física e mental para ganhar o sustento para a si e para os seus, que os pais que já criaram seus filhos possam ter consciência de que os filhos precisam sempre do amor dos pais, de que o amor verdadeiro deles continua sempre gerando vida nos filhos, que eles percebam que continuam sendo muito úteis à cidade de Itupeva. Feliz dia dos pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos compartilhar com você o que pensamos, seu comentário nos fará crescer!