sexta-feira, 27 de março de 2009


HERANÇA DE UMA DOULA ITUPEVENSE

Faleceu, após infarto do miocárdio, no dia 26 de março de 2009, Maria Aparecida Mathias Salvador.
Ela era doula desde julho de 2007. Doula é uma palavra grega que significa “mulher que serve”. Atuava no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida ajudando as mães no pré-parto, parto e alojamento conjunto. Era também sócia fundadora da CAMBIA- Casa de Amparo à Mãe e ao Bebê e de Incentivo à Amamentação, fez parte do Conselho Consultivo da recém criada associação e dedicou-se ao nosso 1ºBazar Beneficente de Natal em dezembro de 2008.
Cida tornou-se nossa amiga desde o curso de formação, o vínculo conosco cresceu muito rápido e, na ocasião, abriu seu coração para o grupo de voluntárias e formadores. Ela teve maior afinidade com Cleusa Cariri, Eunice Rosa, Maria Sônia Vera Bruder, que a acolheram de forma especial.
Esta mulher, atuando como doula, “servia”, de fato, com gratuidade. Não buscava nada em troca, o sofrimento a ensinou valorizar as coisas que realmente importam na vida: amava cada mulher que atendia, confortando-as durante o trabalho de parto.
Em entrevista sobre o trabalho de doulas em Itupeva, Maria Aparecida respondeu, assim, à pergunta O que é ser doula para você?:
“ Ser doula me deixa feliz, me faz bem ver que as pessoas gostam de mim”... “Antes de ser doula, eu estava com depressão, vivia no psiquiatra e a base de remédio, agora eu quero VIVER”.
Esta doula sempre falava de seu amor incondicional aos filhos e netos. No ano de 2009, numa promoção do Programa A Hora da Festa da Rádio Nova Itupeva, recebeu o título de VOVÓ DO ANO.
Maria Aparecida Mathias Salvador conheceu em 2007 Cleusa Cariri que a convidou para participar de reuniões de estudo bíblico. Aceitando o convite ela se reaproximou do Nosso Senhor, Jesus. Cleuza por quem tinha muita amizade e confiança, tornou-se sua confidente e era procurada pela Cida em momentos de sofrimento.
O Grupo de Doulas Voluntárias da Prefeitura de Itupeva e a CAMBIA – Casa de Amparo à Mãe e ao Bebê foi marcado pela vida desta mulher que tinha um grande coração e que apesar de seus problemas, soube se oferecer para trabalhar com alegria e gratuidade em favor das mães de Itupeva.
Cida, sabemos que você está nos braços de Deus, obrigada pelo seu exemplo!

GRUPO DE DOULAS VOLUNTÁRIAS DE ITUPEVA E CAMBIA.

Um comentário:

  1. Era uma mãe muito amorosa,dedicada,prestativa e carinhosa.Que faz muita falta para a familia e amigos.Queria muito que estivesse aqui comigo em minha casa que sei que era seu desejo...te amo muito eternamente de seu filho Emerson W.Matias Salvador Belo Horizonte,MG

    ResponderExcluir

Queremos compartilhar com você o que pensamos, seu comentário nos fará crescer!